O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar e Prefeitura Municipal, promoveu a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tupiratins, nessa quarta-feira (19/04). O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal.

Com o tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, a conferência deste ano teve como objetivo a proposição de ações de prevenção, promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes, bem como de políticas públicas para proteção integral e reparação dos danos causados pela pandemia da Covid-19 em suas vidas e a restituição dos direitos pós-pandemia.

“A conferência municipal é um momento importante de participação da sociedade e, principalmente, da criança e do adolescente na construção de políticas públicas e novas perspectivas para o futuro. É importante que se faça essa reflexão para que saiamos desse evento com indicativos para a Conferência Estadual”, afirma Ruth Moreira da Cruz, presidente do CMDCA.

Além das crianças e adolescentes, o evento contou com a participação de conselheiros tutelares, representantes de Conselhos Setoriais, representantes de órgãos públicos com políticas de atendimento de crianças e adolescentes, de instituições privadas de promoção, proteção, defesa e controle social de direitos de crianças e adolescentes, dos Fóruns dos Direitos da Criança e do Adolescentes, do Sistema de Justiça da Infância e Juventude, do Poder Legislativo Municipal e profissionais das políticas setoriais básicas (educação, saúde, assistência social, esporte).